Friday, June 15, 2007

Ser diferente

Nasci
e logo que nasci
separaram-me
de minha mãe.

Fizeram-me
diferente
logo que nasci.

De regresso
aos braços de minha mãe
já não era a mesma.
Dava valor
ao meu ninho
como mais ninguém.

Cresci
com o medo escondido,
da separação…
e diferente,
sempre diferente.

Num mundo de modas
e discriminação,
cresci diferente,
sofri a rejeição.

Nos braços dos adultos
encontrei o conforto,
nos estudos,
o meio de os conquistar.
Na busca do conhecimento
e da poesia…
a felicidade,
a alegria…

Vivi num mundo meu,
feliz com a ceifeira
de pessoa
alegre como criança.

Mas aos poucos,
fui me afastando do outros,
fechei-me nos estudos
e a ansiedade das notas
tomou conta de mim.
O meu mundo deixou
de me satisfazer.
Tinha o desejo de algo
que não sabia bem o que era…

Queria ser aceite.
Queria ser como os outros.

Queria ir ao cinema,
queria ir à discoteca,
queria sair do meu mundo,
queria deixar de ser diferente.

Escondi o meu passado
e fui para a faculdade
com o sonho
de fazer o que nunca fizera:
ser como os outros.

Descobri um mundo novo.
Fiz pela primeira vez
amigos da minha idade.
A minha vida deu uma reviravolta,
mas continuei a ser diferente.

E não se apagou em mim
o desejo de algo
que hoje defino
como convívio.

Tenho um desejo ardente
de convívio…
e também de amor.

Vivo dividida
entre querer ser como sou
e o mudar
para me aproximar
dos outros.

Procuro um equilíbrio
entre os dois,
num mundo
de modas
e discriminação.

Tenho orgulho
em ser diferente.
Não quero ter de escolher
entre o ser como sou
e o resto que tanto desejo.

Ah mundo cruel!
Porque me obrigas a escolher?


Sofia Pedro Lima

Nota: Este poema foi escrito há três meses. É uma descrição perfeita da minha vida até à altura. Depois disso conheci o amor e aprendi a dar valor à minha diferença. A amar a minha diferença. Continuo com o desejo de algo, mas aprendi que é esse desejo me mantém viva, na busca de novas experiências, as experiências da vida. E àqueles que forem diferentes como eu, deixo uma mensagem: Não queiram ser como os outros. É na nossa diferença que está o nosso valor: É justamente essa diferença que temos para oferecer, para partilhar.

3 comments:

Mike van Treek said...

Me encantó tu poema.

sofia.com said...

querida sofia gostei do poema acho que se identifica comigo em muitos aspectos, parece autoretrato como se fosse um espelho, ao qual me vejo pela poesia que existe em nós

beijinhos e boa poesia.

Anonymous said...

Muito bom, incrível Sofia!