Friday, April 27, 2007

Medo Não!

Medo,
essa mão que nos esmaga
e nos faz sentir pequenos;

Medo,
essa pressão
que nos empurra
em sentido diferente
do que queremos;

Medo,
essa coisa
que nos moi por dentro
e não nos deixa
fazer o que é preciso;

Medo,
essa prisão do ser
essa faca cortante
que nos separa de nós próprios.

Não!
Não quero mais ter medo!
Eu escolho ser livre!
e sou livre porque posso escolher!

A liberdade
não se conquista
Usa-se!

Como posso ser livre
se não uso a liberdade
para deitar fora
as algemas do medo?!

O segredo
da felicidade
está em ser eu mesma.

Como posso ser
eu mesma
se o medo me domina?

E vocês?
Querem ser livres?
Querem ser felizes?
Então deixem de ter medo!

Desistam de procurar
a segurança,
ela não existe!

Aqui de pé
vos digo
e digo a mim mesma:
Não há liberdade
nem felicidade
enquanto houver medo!
Coragem!
Não deixes que o medo te domine!
Estou contigo na luta contra o medo!

De que tens medo?
De não coneguires o que desejas?
Que te aconteça mal
a ti ou aos outros?
De fazeres mal aos outros?
De seres torturado?
De morrer?
Que matem ou torturem quem tu amas?

Acaso desejas o medo?
Tras-te o medo algo que desejes?
O medo não deixa lutar
pelo que desejas
Se tens medo de não ter o que desejas
começa por ter medo do medo
e manda o medo embora

Achas que o que o medo te faz bem?
O medo faz-te mal!
Se tens medo de que te aconteça mal,
começa por ter medo do medo
e manda o medo embora

Achas que ao teres medo
evitas fazer mal aos outros?
O teu medo transmite-se aos outros
afecta os outros,
pode fazer mal aos outros!
Se tens medo de fazer mal aos outros
ou que aconteça mal aos outros,
começa por ter medo do medo
e manda o medo embora!

Achas que o medo não mata?
Achas que o medo não tortura?
Se deixares de ser tu próprio
achas que não morres?
Conheces maior tortura
que ficar vivo
estando morto?
E se tu tiveres medo
e incentivares
os outros a tê-lo,
não os ajudas a torturarem-se
a si próprios?
A matarem-se,
porque deixam de ser eles próprios?
Se tens medo de ser torturado,
se tens medo de morrer,
se tens medo
que matem ou torturem
quem amas,
começa por ter medo do medo
e manda o medo embora!

Não penses
que és pequeno demais
para deixar de ter medo.
Aquilo que queremos
é mais forte que o medo!

Para deixar de ter medo
basta decidir enfrentá-lo!
Enfrenta-o com coragem,
contínuamente,
e não terás medo!

Porque o medo
não me deixa lutar
pelo que desejo,
porque o medo me faz mal,
porque o meu medo
pode fazer mal aos outros
e porque o medo
nos tortura e mata
ao separar-nos de nós próprios,
ao matar-nos,
deixando-nos vivos,
porque o querer
é mais forte que o medo,
aqui de pé
determino
medo, NÃO!


Sofia Pedro Lima

No comments: